Perguntas e Respostas - FAQ

1- Os produtos MADEPLAST são indicados para quais aplicações?

A madeira plastificada MADEPLAST é indicada para as seguintes aplicações em áreas externas: decks, fachadas, revestimentos, pergolados, píer, spa, passarelas, trilhas ecológicas, cercas e muros.

2- Como instalar o produto?

As coleções da Linha Prática da MADEPLAST são fáceis de instalar com mão de obra básica. No site da MADEPLAST está disponível para consulta o Manual de Especificações Técnicas e o vídeo de instalação com o passo a passo da Coleção Deck Fácil e da Coleção Tefé. Estas coleções podem ser adquiridas em boutiques e lojas de material de construção.
As coleções da Linha Técnica (Aitá, Marubo, Kit Passarela, Cajuru, Mandi e Baró) necessitam de mão de obra capacitada fornecida pelos Revendedores Especializados que comercializam os produtos MADEPLAST.

3- Onde encontrar uma revenda MADEPLAST?

No link Onde Comprar do site da MADEPLAST é possível visualizar um mapa com os contatos das revendas que comercializam o produto.

4- A madeira ecológica esquenta mais do que a madeira convencional?

A madeira ecológica esquenta aproximadamente tanto quanto a madeira convencional. Isso porque a proporção de plástico na composição é baixa: apenas 30% do total da massa do produto. A umidade relativa do ar pode influenciar na sensação térmica e dar a impressão que ela esquenta mais. As cores escuras absorvem e transmitem uma quantidade maior de calor. A pintura e o envernizamento do material podem aumentar a capacidade de absorção de calor na sua superfície.

5- O produto pode desbotar?

Existe um desbotamento gradual das tábuas quando expostas ao sol. Esse fenômeno é uma característica comum dos materiais aplicados ao ar livre, embora sejam usados aditivos na composição do produto MADEPLAST para reduzir o efeito do desbotamento.

6- O produto requer manutenção periódica?

A madeira ecológica MADEPLAST tem baixa manutenção em relação à madeira convencional, porém algumas medidas podem ser tomadas para aumentar a durabilidade e ajudar a conservar o material.

Embora não necessite de envernizamento e os cuidados de manutenção que a madeira convencional exige, recomenda-se a limpeza pelo menos 2 vezes por ano. A limpeza deve ser feita com água e sabão neutro. Utilizar um esfregão de calçada ou máquina WAP.

 
7- Quais ferramentas utilizar na instalação da madeira ecológica

A madeira ecológica pode ser cortada e parafusada com as mesmas ferramentas usadas na madeira convencional. Além disso, o produto tem o diferencial que não solta farpas, ao contrário da madeira natural.

8- As peças são exatamente iguais umas às outras?

Não. As peças estão sujeitas à variação padrão de tonalidade decorrente do processo de fabricação. A característica intrínseca do produto é a rusticidade, portanto as peças possuem diferenças aparentes. A utilização de materiais rústicos é uma tendência adotada por muitos arquitetos, paisagistas e designers. O material MADEPLAST possui essa característica pela natureza de sua matéria-prima reciclada.

9- Qual o padrão de Qualidade MADEPLAST?

A MADEPLAST possui um padrão caracterizado por três filtros de análise de qualidade do produto durante o processo de fabricação. Em cada filtro, são analisados os critérios de qualidade do produto. Os critérios de análise da qualidade são: visual, dimensional (largura, espessura e comprimento), integridade da peça, acabamento e cor. Esses critérios são estabelecidos dentro de uma faixa aceitável, de acordo com o padrão histórico de cada peça.

10- Se o produto é imune ao ataque de fungos e pragas, para que envernizar?

De fato o produto da MADEPLAST não tem necessidade de envernizamento. Esta é uma grande vantagem econômica em relação à madeira convencional. No entanto, se o cliente deseja tornar brilhante a superfície do produto, pode ser feito o envernizamento. Trata-se de uma opção meramente estética. No caso da escolha pelo envernizamento, recomenda-se o uso de Osmocolor Stain Nogueira.

12- Quantas demãos de verniz são necessárias?

Apenas 2 demãos de Osmocolor Stain Nogueira geralmente são o suficiente para obter um bom resultado estético no deck ou no pergolado, pois a absorção do Osmocolor Stain Nogueira na madeira plastificada é maior do que na madeira convencional.

13- Como tirar manchas do produto?

Caso o produto tenha manchado, primeiramente tente retirar a mancha limpando com esfregão ou máquina Wap. Caso a mancha persista, recomenda-se lixar a superfície. O envernizamento com Osmocolor Stain Nogueira do material previne e ameniza manchas.

14- A Garantia do produto cobre que tipo de situações?

A MADEPLAST oferece garantia limitada exclusivamente contra defeitos no produto provenientes de ATAQUE DE FUNGOS OU PRAGAS (bactérias e cupins). Leia mais informações e observe as exclusões da garantia baixando o Certificado de Garantia.

15- Quais os cuidados necessários na armazenagem do produto?

As peças devem ser armazenadas numa superfície plana. A armazenagem em superfície irregular pode ocasionar o empenamento das peças. Cuidado ao manusear as peças para não danificar o friso nem as extremidades do produto.

16- Qual a limitação do produto em relação à aplicação em vãos?

Cada coleção de produto possui suas limitações definidas no Manual de Especificações Técnicas disponível para consulta no site. As peças podem sofrer o efeito da fluência do material após a instalação. Por definição, fluência é a deformação permanente de materiais quando estes são sujeitos a cargas ou tensões constantes.

17- Por que o produto MADEPLAST é 100% ecológico?

Não adquirimos plástico virgem para nossos perfis extrusados. A MADEPLAST utiliza sobras de madeira e resíduos pós-consumo de plástico na composição do produto. Além disso, sabe-se historicamente que muito da madeira nobre empregada na Construção Civil é proveniente do corte ilegal no Brasil. Ao usar o produto MADEPLAST em sua obra, você evita o desmatamento, substituindo um recurso natural por um produto 100% ecológico, feito a partir de resíduos.

18- O produto MADEPLAST é genuinamente brasileiro?

Sim, o produto MADEPLAST é uma inovação brasileira. Trata-se de uma tecnologia exclusiva de plastificação da madeira, com patente requerida. A formulação da madeira plastificada MADEPLAST é composta por apenas 30% de plástico e possui nanopartículas em sua composição. A MADEPLAST surgiu incubada na Universidade Positivo em 2008 e sua tecnologia avançada foi desenvolvida em parceria com grandes Centros de Pesquisa brasileiros, entre eles Unicamp, Universidade Federal do Paraná e SENAI-PR.